Boas Vindas

Boas Vindas

Escola Aracilda

Escola Aracilda
Escola Aracilda C. C. Costa

terça-feira, 24 de maio de 2011

Lista de exercícios - EMPREENDEDORISMO

Confiram o link e responda o seguinte formulário:

ANÁLISE DE CLIENTE

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?hl=en_US&formkey=dGd4aFFISkFmZTVqLVpjbWViSFhVWWc6MQ&theme=0AX42CRMsmRFbUy0yYzU1MzBkMS1jM2VkLTRjNWQtOTQ3MC1kMmU3Zjk5MmI1ZDQ&ifq

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PROJETO DECORAÇÃO DE SALA





















COORDENADORA CLOTILDE - Contando historinhas...


QUEM CONTA UM CONTO CONTA MAIS UM CONTO, MAIS UM CONTO, MAIS UM CONTO...

Este é um projeto das turmas A e B do Curso Técnico Normal Médio, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, e alimentar a imaginação, possibilitando um contato com constelações de imagens, que possa revelar variedades de imagens internas que temos dentro de nós como configurações de experiências e organizar as imagens internas de tal forma a fazer sentido para o ouvinte naquele momento. É também um momento de constatar a importência da história como fonte de prazer para as crianças e a contribuição que oferece para o seu desenvolvimento. Possibilitar às crianças a compreensão da estrutura narrativa que se realiza como arte, invenção humana.




Coordenadora Clotilde contou a história "Festa no céu" utilizando como objetos (sapo de pelúcia, violão de brinquedo), ilustrando a historinha com músicas e sons para que se amplie ainda mais a imaginação e torne-se prazeroso ouvir quem conta.




AULA INAUGURAL - CURSO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR





A Escola Estadual Aracilda Cícero Correa da Costa conta 4 turmas (A, B, C e D) do Curso Preparatório para o vestibular oferecido aos alunos que cursam o 3º Ano do Ensino Médio ou já concluíram, a fim de revisar o conteúdo do Ensino Médio aos alunos, qualificando-os na concorrência do vestibular, concursos públicos, ENEM, etc.



É um projeto do Governo Estadual de Mato Grosso do Sul, que oferece todo material apostilado aos alunos, tendo 4 aulas diárias.

AULA INAUGURAL - CURSO NORMAL MÉDIO 2011


CURSO TÉCNICO - NORMAL MÉDIO (período noturno)

O Curso tem como objetivo, promover a formação em nível médio, na modalidade normal, de docentes para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental com subsídios teóricos e metodológicos que contribuam para a construção de práticas pedagógicas atualizadas e contextualizadas.
Os alunos serão matriculados no curso, por módulos de acordo com o número de vagas existente, em data prevista e divulgada pela Unidade Escolar, mediante preenchimento de requerimento e apresentação de documentos.
Serão oferecidas 5 aulas diárias de 50 minutos, de segunda a sexta-feira, e também, quando necessário, poderão ocorrer aulas aos sábados.
O Estágio Supervisionado será oferecido nos módulos II, III e IV, com carga horária de 300 horas. Poderá ser desenvolvido junto as instituições de ensino público e privado que ofertam Educação Infantil e anos inciais do Ensino Fundamental, sob responsabilidade de um professor-supervisor.



Foram constituídas duas salas de 50 alunos (Turmas A e B), pois o índice de procura foi muito alto, estando assim sujeito aos alunos que não foram selecionados nessa primeira etapa, a lista de espera, sendo encaixados a medida em que se é dispensada a vaga através da desistência do curso definitiva.


O Curso Normal Médio é composto pela seguinte equipe do 1º Módulo:
Coordenadora Pedagógica
Aparecida da Conceição Divina Machado
Coordenadora Técnica
Clotilde Bomilcar de Freitas
Professores/Disciplinas
Cristiane Suellen Ferraz de Souza / Organização do fazer pedagógico na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental
Galiano Paccini Neto / Filosofia da Educação
Ruth Correa da Silva / História da Educação
Giovani Ferreira Bezerra / Gestão Escolar
Rubia Aparecida Rodrigues Leal / Leitura e Produção de Textos



A diretora Maria Aparecida Eufrásia da Silva, no início das atividades, reuniu os alunos selecionados no anfiteatro da escola para esclarecimentos gerais sobre o curso. Em seguida, os professores se apresentaram, apresentando as suas disciplinas e metodologias a serem desenvolvidas no decorrer do modulo I.

PALESTRA MOTIVAÇÃO


Motivação é uma força interna que estimula o comportamento das pessoas e as leva a agir de determinada maneira. A motivação varia de uma pessoas para a outra e também varia na mesma pessoa, através do tempo. Uma pessoa pode estar mais motivada em um momento e menos em outra ocasião. Além das diferenças individuais, existem as variações no mesmo indivíduo em função da situação e das necessidades.
Assim, a motivação é a vontade de exercer um alto nível de esforço em direção à determinados objetivos organizacionais ou pessoais, condicionada pela capacidade de satisfazer alguma necessidade individual. Portanto, os três elementos básicos para nós são: esforço, objetivos organizacionais e satisfação das necessidades.



Para dar início às atividades no ano letivo de 2011 com os alunos do período noturno, foi realizado no primeiro dia de aula (07/02/2011), uma Palestra com o tema "MOTIVAÇÃO", proferida por Aguimar Lucas, membro da 1ª Igreja Batista, Graduando do Curso de Ciências Sociais da UEMS e empresário, residente na cidade de Paranaíba, com duração de 1:30 horas.
Foram utilizados na palestra, além de leitura, debate, dinãmicas, vídeos, o que prendeu muito a atenção dos participantes (diretores, coordenadores, professores e alunos), atingindo realmente o objetivo esperado. No encerramento o palestrante orou com os presentes.